segunda-feira, 4 de julho de 2011

SERVIDORES DA EMATER REALIZAM CADASTRO PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA


 
Os servidores do Escritório Regional e do Escritório Local de Mossoró visitaram a Sede do Hemocentro em Mossoró para realização do cadastro de pretensos doadores de medula óssea. O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. O processo inicial é bem simples. É preciso ter entre 18 e 55 anos, estar em bom estado de saúde, além de ser essencial a realização do cadastro no Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (REDOME). O REDOME reúne informações (nome, endereço, resultados de exames, características genéticas) de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante. Desta forma, com as informações do receptor, que não disponha de doador aparentado, busca-se no REDOME um doador cadastrado que seja compatível com ele e, se encontrado, articula-se a doação.
Os interessados em fazer parte do REDOME precisam procurar o Hemocentro, onde serão coletados 5mL de sangue que será enviado para realização dos exames. Como o cadastro é nacional, às vezes é necessário o deslocamento do doador, entretanto, o processo todo é financiado pelo Sistema Único  de saúde (SUS).                                                                                                                                                      
Apesar de crescente, o número de cadastros ainda é insuficiente para atender à demanda de pacientes, principalmente, pelo fato da probabilidade de se achar um doador compatível dentro do Brasil ser de um em cem mil. Portanto, seja solidário, procure o Hemocentro da cidade, cadastre-se no REDOME e salve vidas!!!

O Hemocentro de Mossoró está localizado no Bairro Aeroporto, próximo ao Hospital Tarcísio V. Maia.
Fone (84) 3315-3428 ()

Nenhum comentário:

Postar um comentário